www.cozinhadamarcia.com.br

Nem sempre fico em casa no final do ano, sou festeira e gosto de viajar, aproveito para tirar férias do fogão e para ler muito. Receitas e histórias me inspiram e durante esse tempo crio novos pratos, aprendo técnicas diferentes.

Algumas vezes resolvo um problema bem sutil, daqueles que normalmente ninguém repara mas que além de me aborrecer também faz toda a diferença no resultado final do sabor do prato. Assim é o caso das lentilhas, sempre as deixava de molho na véspera do dia do ano novo. Pela manhã ou a tardinha cozinhava-as em bastante água para fazer uma salada. Infelizmente o resultado eram grãos aguados e farinhentos.

Esse ano aprendi. Deixei as lentilhas de molho por uma hora, escorri, coloquei-as numa panela e acrescentei água apenas até os grãozinhos ficarem levemente cobertos. Um pitada de sal e dez minutos na panela de pressão depois que ferver e começar a soltar o excesso de pressão. A salada foi servida como entradinha acompanhada de um molho chutney delicioso com sabor de festa de fim de ano com pedacinhos de gengibre, pimenta, damasco e especiarias. Combinaram bem e servi com um vinho de uvas pinot grigio.

Ficou tão bom que agora decidi fazer a salada de lentilhas com mais frequência para dar sorte o ano todo!
Veja a receita da salada de lentilhas
Veja a receita de Hummus – a pasta de grão de bico de origem libanesa