www.cozinhadamarcia.com.br

Camarão é um ingrediente caro e que nos tempos atuais deve ser preparado em pequenas porções para agradar aos amigos, a família ou para servir em ocasiões especiais. Três unidades fazem uma porção de bom tamanho. Nada de se sentir miserável, são os novos tempos. Da cozinha saem pratos elegantes e mais leves, bem mais leves. Camarão na moranga, estrogonofe de camarão e tantos outros são deliciosos, mas cremosos, engordam e dobram o preço – no lugar de três são necessários seis unidades por porção.

Camarões são vendidos pela quantidade de unidades em um quilo. Assim, tamanho 80/100 quer dizer que cada quilo tem entre 80 a 100 unidades. Quanto menor o número maior o tamanho de cada um e menos unidades por quilo. Não se impressione muito com essas definições uma vez que o importante é estarem frescos, sem cheiro e a carne durinha.

A pesca do camarão é proibida durante vários meses por ano, o que garante a reprodução e o crescimento dos camarões. Esse período varia de acordo com o estado e a temperatura da água. No litoral de São Paulo, por exemplo, o defeso começa em geral em novembro e a pesca só é liberada em maio ou junho do ano seguinte quando é a época do camarão branco, translúcido e delicioso. Fora esse período todos os camarões vendidos ou estão ou foram congelados.

Veja a receita de Camarão com colorau e alho