www.cozinhadamarcia.com.br

Se tem alguém que sabe de muito de cozinha e passou a sua vida generosamente formando diversas gerações de leitoras e de cozinheiras, eu me incluo entre elas, foi Bettina Orrico. Passou boa parte, e ainda segue, na Cozinha da revista Claudia, preparando as edições mensais. Se podemos a definir, é certamente como a nossa musa, e também como um segredo da gastronomia nacional.
Conhece todas os ingredientes da culinária nacional e internacional, não cansa de pesquisar e dividir com seu leitores e colegas de trabalho informações e informações. Inventa receitas a partir de suas pesquisas e também prepara os clássicos de diferentes culturas com conhecimento de causa. E só por isso o livro de Receitas de Doces publicado com o selo da revista Claudia, da Editora Abril, já vale a pena.

O livro, é mais do que isso por que tem receitas de chefs e leitoras que já tiveram seus doces publicados pela revista. Como tudo é testado temos a garantia que as receitas dão certo e podem ser preparadas até de “olhos fechados” por assim dizer. As explicações são precisas e ninguém corre o risco de errar se tiver lido a receita antes de começar a preprá-las. Erro comum de acontecer, e a grande causa das receitas não darem certo. E, aqui devo confessar com muito orgulho, por que fui diretora de arte da revista Claudia por muitos anos, acompanhei de perto o método de trabalho de sua equipe.

www.cozinhadamarcia.com.brMousses de chocolate, de limão-siciliano, bolo em muitas camadas com recheio de pitanga, waffles para o lanche, bolos de casamento, enfim uma quantidade enorme de receitas, são 85 sobremesas, cada uma melhor que a outra. As fotos, todas lindas, explicam bem qual o resultado final que deverá ser alcançado. Pena que os editores tenham escolhido para a capa uma receita muito complicada com suspiros, calda de chocolate e cerejas ao marrasquino, ingredientes que podem ser comprados na esquina, mas em nada merecem a confeitaria nacional.

Foto da capa: Nani Rodrigues | Foto do bolo: Roberto Seba