Todo inglês sabe, e acredita piamente, que a Inglaterra só expandiu as suas fronteiras por conta de suas tortas salgadas, eram o melhor método para se conservar carnes. Biscoitos secos e tortas recheadas com carnes de caça e linguiças eram a base da alimentação das tropas em movimento. Não existiam batatas, caras e as laranjas raríssimas eram alimento de reis. E como se movimentavam aquelas tropas. No mesmo ano em que conquistaram a Irlanda chegaram ao Caribe e à América do Norte, piratearam posses espanholas e sabe-se o que mais.

Mas os ingleses são extremamente orgulhosos de suas tortas de massa grossa. A princípio não se comia a massa, eram as latas ou embalagens plásticas de hoje, preparadas com uma mistura de farinha e muito sal, na esperança que suportassem a viagem mar adentro. Não preciso dizer que apodreciam, mas ainda assim o recheio dava para ser comido principalmente se comparado com a segunda opção do cardápio – o biscoito seco.

Recentemente foi lançado um livro que trata apenas das tortas, sua origem, sua importância, escrito em um inglês fácil e bem humorado, qualquer iniciante na língua inglesa consegue ler e se divertir por algumas horinhas. A autora, Janet Clarkson, é uma médica inglesa que mora na Austrália desde pequena, o que faz com que a sua experiência seja muito maior do que se apenas ficasse acima do Equador, na cozinha isso é sempre muito bom.
Pie, a global history, por Janet Clarkson. Editora: Reaktion Books. Veja no site da Amazon Books no link a seguir.
http://tinyurl.com/yfdjh9u

Para quem quer apenas provar um pedaço de torta a moda inglesa, e outras também, o restaurante Pie in the Sky, no bairro de Perdizes, em São Paulo, serve algumas caprichadas.
Pie in the Sky, Rua Caiowáa, 1005 A, Perdizes.
T.: 11/ 3862-145111.