www.cozinhadamarcia.com.br

Falar hoje das eleições para a prefeitura para a cidade de São Paulo, não é nada fácil. Os resultados da pesquisa mostram candidatos bem embolados e o resultado desse primeiro turno vai ser emocionante. A política tem dessas coisas atrapalhadas a olho nu. A comida exatamente como a política também depende dos homens que as preparam. O resultado pode ser bom ou muito ruim. Principalmente se falamos de comida e de política local.

Para garantir uma boa reflexão, até agora, embora decidida a votar em um deles, acho que um ou outro tem lá suas vantagens e fico oscilando… Por conta disso, quando refletimos também soltamos a cabeça, lembrei que minha mãe viveu e trabalhou certo tempo na cidade Tours na França. Um lugar que é próspero, rico em tradições, está na região de Indre e Cher – dois rios grandes e importantes, e de frente para o rio Loire. É também vizinha de todos os grandes castelos – Blois, Chambord e Chenonceaux ficam a alguns pontos de ônibus mais a frente. Ainda por cima é uma cidade especial, foi fundada como um burgo, um local onde a nobreza não mandava.

Acontece que Tours, no período em que passei lá, tinha um terrível ponto fraco, não tinha um trem rápido direto de Paris. Era preciso fazer uma baldeação em outra cidade e pegar uma navette, um único vagão que, tal qual uma balsa, ia e voltava com todos de pé sobre as suas malas, maletas e pacotes.

Para acessar o site da cidade de Tours, clique.

Acesse o mapa da França para ver a localização de Tours.

Tours, apesar dessa dificuldade, que à época se dizia política, por isso o ramal de trem não alcançava a cidade apesar de mais rica e desenvolvida, tem uma preciosidade que é a sua comida local. Muitas caves de vinhos locais e as famosas rilletes de porc – um patê de porco bem rústico que hoje estou lentamente preparando. Deve ficar pronto até amanhã, dia 7 de outubro. O resultado vai ficar perfeito, apesar do porco não ser orgânico e eu ter temperado de modo um pouco diferente. Não consegui encontrar à venda próximo de casa. Quem sabe as eleições também terão bom resultado, apesar de nenhum candidato estar de fato entusiasmado com a perspectiva de ser prefeito da maior cidade da America Latina, com o maior número de teatros, uma cultura rica, uma indústria esforçada e uma população que adora trabalhar, estudar e adoraria ter um transporte público que prestasse.

Hoje é dia 9 de outubro, o resultados das eleições já saiu e, como o meu patê, foi muito bom, com adaptações como a vida pede algumas vezes. Talvez porque o porco não fosse orgânico, não gostei do sabor quando a carne chegou ao ponto certo. Dei uma corada e ficou do jeito que todos gostamos aqui em casa.