www.cozinhadamarcia.com.br

Para matar aquela vontade de um gosto salgadinho na boca deixo em casa um vidro com uma mistura de castanhas de caju, castanhas do Pará, passas pretas e passas sultanas (as amarelas), também é possível acrescentar outras frutas secas e nozes. Apenas misturá-las em um vidro grande já é muito bom, mas ficam ainda melhores quando primeiro envolvidas em uma mistura com algum tipo de óleo, sal, pimenta, temperos secos como orégano, manjericão, alecrim, e com o grande segredo que é o urucum. Depois é só aquecer no forno por 15 minutos, até as castanhas começarem a dourar.

Veja aqui a receita completa das Castanhas de caju temperadas com urucum.

O urucum também é conhecido como colorau, é preparado com as sementes do interior da fruta do urucuzeiro – o seu nome científico é bixa orellana. Na América Latina é chamado de achiote, tem um número sem fim de receitas que usam grandes quantidades do urucum. Para saber se está comprando as semente em pó e não corante misturado com farinha de mandioca lembre-se de ler a embalagem. Algumas vezes ele é vendido misturado com um pouco de óleo de soja, que deixa os grãos um pouco maiores e a cor mais intensa. Pode www.cozinhadamarcia.com.brcomprar também, mas lembre-se é preciso reduzir a quantidade de óleo a ser utilizada na preparação dos pratos. Ao aquecer o óleo misturado com o pó do urucum aparece e pode deixar a receita um pouco mais untuosa que o desejado como aconteceu com as castanhas de caju. Nesse caso, sequei um pouco o excesso de gordura com papel absorvente.

Diz-se e não comprovo que o urucum tem inúmeras propriedades medicinais. Não acredito muito que as quantidades utilizadas e a frequência que é acrescentado aos pratos como tempero cheguem a fazer algum dos efeitos a ele atribuído. Os ameríndios brasileiros o conhecem desde antes da descoberta das Américas, faz tempo. Preparam as sementes amassadas a tinta vermelha que cobre seus corpos com pinturas ornamentais. A cor preta, também muito utilizada, é obtida do jenipapo.

Veja aqui a receita completa das Castanhas de caju com urucum e ervas de cheiro.