www.cozinhadamarcia.com.br

A ricota é um produto lácteo preparado a partir do soro do leite. Primeiro prepara-se o queijo, ou seja a massa da gordura do leite coagulado, que uma vez peneirada e escorrida deixa um subproduto que é o soro. Esse líquido uma vez aquecido – cozido coagula as proteínas do leite que ainda sobraram que se juntam formando uma massa leve. Essa massa é escorrida para eliminar o excesso de líquido, as ricotas mais frescas costumam ter mais líquido e são mais macias, as encontradas nos supermercados, mais escorridas e compactadas precisam de um pouco de líquido na hora de ser consumida ou ser usada em uma receita.

No Brasil esse tipo de produto lácteo se popularizou com os imigrantes italianos. Embora imigrantes suíços, alemães, austríacos e poloneses também conhecessem algum tipo ricota ou queijo muito fresco com o qual preparam doces. Os países mediterrâneos e do oriente médio tem ainda a coalhada seca, o labne,  com o qual pode-se fazer receitas muito parecidas. Mas esse não é o cheesecake norte-americano, embore fique delicioso servido com um pouco de geleia de morango.

A receita é muito simples e pode ser rapidamente preparada, o segredo é assar no forno bem baixo para que não endureça. As crianças adoram e é uma torta no limite de um pudim.

Veja a receita da Torta de ricota com limão siciliano aqui.