www.cozinhadamarcia

O arroz doce é uma receita original de Portugal e de outros países europeus que, tradicionalmente, é servida durante o começo da Primavera. A sobremesa é típica do período – os meses de abril e maio, porque o sabor do leite fica diferente com a volta do gado ao pasto depois de meses trancados em estábulos e sem uma graminha verde para se alimentar. Claro que pode ser preparada o ano inteiro, principalmente por aqui que não tem um inverno muito rigoroso.

Estamos entrando no verão, e o arroz doce preparado à moda portuguesa, quer dizer sem leite de coco na receita, é uma sobremesa leve que complementa bem um jantar mais pesado, de carne com molho com vinho e tomates. Porque tem a quantidade de açúcar necessária para finalizar um refeição, sem pesar. Os doces portugueses embora parecidos sob alguns aspectos com os naturais da terra ao qual estamos acostumados utilizam menos açúcar. Podemos reconhecer nossa origem cultural pelo uso dos ovos, do leite, das frutas em compota, porém a quantidade de açúcar é bem menor.

A receita é fácil de ser preparada, fica rapidamente pronta e, por favor, sirva em temperatura ambiente. Arroz como sabem não tem glúten e utilizei leite sem lactose.

Veja aqui a receita completa do Arroz doce português.

O livro da foto, de onde a receita foi retirada, é certamente o mais precioso da gastronomia do século XX por seu trabalho cuidadoso em documentar as receitas regionais portuguesas. A Cozinha Regional Portuguesa, de Maria de Lourdes Modesto, é para ser lido como um documento histórico e não apenas como um compêndio de receitas.