Vira e mexe fico na maior dúvida de devo untar uma forma, se preciso polvilhar com farinha ou proteger o bolo ou o assado com uma folha de papel manteiga no fundo. Algumas vezes ainda erro feio na hora h. Mas de um modo geral criei uma regra baseada na quantidade de manteiga que a receita a ser assada utiliza. Ao aquecer no forno a manteiga derrete e massa não gruda no tabuleiro ou forma.
Não precisamos untar a forma quando usamos massa folheada ou massa podre, doce ou salgada tipo massa de pizza. Basta lavar a forma com água fria, escorrer e abrir a massa.

Forramos com papel manteiga quando assamos suspiros e todas as bolachas que usam muitas claras de ovos batidas.

Untamos a forma e polvilhamos com farinha de trigo quando preparamos bolos e pães.

No caso de alguns pães a farinha de trigo pode ser substituída por fubá de milho. Muita gente polvilha a forma de bolo de chocolate com uma mistura de farinha de trigo e chocolate em pó. E, se estiver preparando um bolo cuja receita pede que a forma seja untada e o fundo forrado de papel manteiga, polvilhe açúcar no lugar da farinha para obter uma casquinha crocante nas laterais e no fundo. Mas não exagere que o açúcar derrete e pode queimar.