Para cozinheiros como eu, uma dos maiores prazeres das férias é comer o que outros cozinham e ver de perto o que outras pessoas estão inventando, criando e pesquisando. Uma vez por ano vou a um encontro na cidade de Oxford na Inglaterra onde só falamos desses assuntos. Esse ano diferente dos outros, quando apresentei trabalhos sobre a comida brasileira, só fui para ouvir. Foi um ano excepcional quando três grandes cozinheiras e pesquisadoras apresentaram seus livros novos.

Sri Owen, nos apresentou um livro sobre cozinha tailandesa, Indonesian Kitchen: recipes and stories. Ela é certamente uma das grandes organizadoras e divulgadoras da culinária de sua terra natal no ocidente.

Gillian Riley pesquisou e escreveu The Oxford Companion to Italian Food. Indispensável para quem quer aprender de maneira sistemática sobre a cozinha italiana e seus ingredientes.

E para quem gosta de comida quente como a indiana, aproveite a edição comemorativa de 10 anos do livro de Camellia Panjabi, 50 Great curries of Índia, tenth anniversary edition para enriquecer a sua lista de receitas deliciosas e perfeitamente equilibradas dentro dos princípios da medicina aiuvérdica.

E todos mereceram festas preparadas por suas autoras.
Mas falarei deles mais tarde…