www.cozinhadamarcia.com.br

A partir de 18 de agosto, 90 enólogos participarão do processo que avaliará 241 amostras, a partir de 30 de agosto o público interessado poderá se inscrever para participar da apresentação das amostras mais representativas da Safra de 2016 que ocorrerá no dia 24 de setembro

Após inscrição e coleta de 241 amostras provenientes de cinco estados brasileiros, a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2016  passará pela etapa de Degustação de Seleção. Entre os dias 18 e 25 de agosto, 90 enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), entidade promotora do evento, passarão pelo Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, onde degustarão as amostras para selecionar as 30% mais representativas desta safra.

Além de ser uma experiência sensorial, a Degustação de Seleção é um momento para os profissionais se integrarem e trocarem conhecimentos por meio de suas impressões sobre os vinhos. Divididos em seis grupos de 15 profissionais, os enólogos degustarão as amostras às cegas, seguindo critérios internacionais. Nos dias 18 e 19 de agosto, os grupos A e B serão os primeiros a degustar as amostras vindas de norte a sul do Brasil. Já nos dias 22 e 23, será a vez dos grupos C e D avaliarem os vinhos participantes. As degustações terminam com a participação dos enólogos pertencentes aos grupos E e F, nos dias 24 e 25.

A próxima etapa consiste nas inscrições para participar do grande momento da Avaliação. A partir das 8h30min do dia 30 de agosto, os amantes de vinhos poderão se inscrever pelo site www.enologia.org.br para estar entre os mais de 850 apreciadores que no dia 24 de setembro comparecerão ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Na ocasião, os inscritos terão a oportunidade de conhecer as amostras mais representativas da Safra 2016 e degustar na taça 16 produtos dessa seleção. “Este é o ápice do evento, quando os apreciadores poderão conhecer o resultado do minucioso trabalho realizado desde a coleta nas 46 vinícolas participantes até as degustações dos seletos grupos de enólogos”, destaca o chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, entidade responsável pela coordenação técnica do evento, Mauro Zanus.

Foto: Jeferson Soldi