www.cozinhadamarcia.com.br

Vinalies Internationales 2017 avaliou 3.540 amostras de 45 países

Nada melhor do que receber o reconhecimento de um concurso com prestígio e respeito internacional para provar a qualidade dos vinhos e espumantes brasileiros. Assim foi a 23ª edição do Vinalies Internationales, realizada em Paris, na França, entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março. Foram 3.540 amostras avaliadas, inscritas por vinícolas de 45 países, e onze produtos nacionais foram premiados, sendo três com medalha de ouro e oito de prata.
Os enólogos e diretores da Associação Brasileira de Enologia (ABE) Luciano Vian e João Carlos Taffarel estiveram no concurso representando o Brasil. Vian destaca que a organização do evento comprova por que o Vinalies Internationales é um dos concursos de maior expressão mundial. “O serviço do vinho foi feito com extrema exatidão, além do ambiente de degustação agradável, sem interferências externas. Outra particularidade é a modalidade de degustação, na qual cada amostra é comentada pelos membros do júri após ser pontuada, possibilitando uma melhor compreensão dos diferentes estilos e terroirs”, relata.
Para Taffarel, a relevância do concurso se explica pelo fato de contemplar a maioria das zonas de produção mundial. “Os jurados degustam vinhos por temas com terroirs distintos, avaliando vários vinhos de uma determinada região. Com essa estratégia, passada a avaliação às cegas é possível ter uma noção clara das regiões apresentadas, indicando particularidades de regiões produtoras tradicionais e novas”, explica.

VINHOS PREMIADOS
Medalha de Ouro

Aurora Reserva Chardonnay 2015 – Cooperativa Vinícola Aurora
Jolimont Espumante Moscatel – Vitivinícola Jolimont
Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil

Medalha de Prata
Aurora Espumante Brut – Cooperativa Vinícola Aurora
Aurora Reserva Merlot 2015 – Cooperativa Vinícola Aurora
Gazzaro Espumante Brut – Vinícola Gazzaro
Gran Legado Champenoise Brut – Maison Forestier Vinhos e Espumantes
Miolo Cuvée Tradition Brut – Miolo Wine Group
Ponto Nero Espumante Brut Rosé de Noir – Domno do Brasil
Salton Intenso Tannat -2015 – Vinícola Salton
Zanotto Espumante Brut – Vinícola Campestre

Foto: Divulgação