www.cozinhadamarcia.com.br

Publicação do crítico Patricio Tapia e da Inner Editora é um instrumento essencial de informação sobre vinhos argentinos, chilenos, uruguaios e, a partir deste ano, dos espumantes brasileiros

 Publicação referência no mundo dos vinhos da América do Sul, o Guia Descorchados, do crítico Patricio Tapia, será lançado pela Inner Editora e Eventos no dia 23 de março, em São Paulo. O evento acontece no Restaurante Praça São Lourenço, na Vila Olímpia, reunindo imprensa e produtores em uma grande degustação com a presença confirmada de mais de 60 vinícolas chilenas, argentinas, uruguaias e brasileiras. Profissionais (compradores, importadores, distribuidores, sommeliers) e enófilos também podem participar do evento, que tem vagas limitadas e exige inscrição prévia [ver instruções abaixo]. “É o mais completo guia de vinhos sul-americanos já elaborado”, afirma o publisher da Inner, Christian Burgos.

Em sua 17ª edição, o guia traz notas de degustações, harmonizações, apresentação de vinícolas e regiões produtoras do Chile, da Argentina, do Uruguai e do Brasil. Em 2015, a publicação traz ainda uma novidade: a presença de espumantes brasileiros. Em dezembro de 2014, o principal crítico de vinhos da América Latina, o chileno Patricio Tapia, avaliou os espumantes brasileiros em visita ao Vale dos Vinhedos. “É provável que os espumantes brasileiros ainda sejam desconhecidos pelo mundo. E isto é uma pena. A paisagem da Serra Gaúcha, exuberante e dramática, esconde alguns dos melhores espumantes da América do Sul. Borbulhas que, em muito pouco tempo, tiveram um avanço impressionante”, destaca Tapia, que provou 150 rótulos nacionais.

 Com abrangência nacional e periodicidade anual, a publicação da Inner Editora é hoje um instrumento essencial de informação sobre vinhos para consumidores, lojistas e importadores. Com uma tiragem de cinco mil exemplares, o guia traz um resumo das regiões vitivinícolas mais importantes do Chile, Argentina, Brasil e Uruguai. Inclui ainda a pontuação e o ranking dos vinhos selecionados, além de guia de harmonização.

Para sua composição, foram degustados vinhos de mais de 190 vinícolas chilenas, 150 argentinas, 25 uruguaias e 15 brasileiras, resultando em cerca de 3 mil vinhos avaliados por Patricio Tapia. Na edição anterior foram provados 2,5 mil vinhos. Para os amantes do mundo do vinho, o Guia Descorchados estará disponível na loja virtual da Revista Adega (www.lojaadega.com.br) e nas principais livrarias do país, já a partir do final de março. A publicação também estará disponível para compra no evento.

Lançamento do Guia Descorchados

Dia: 23/03

Onde: Restaurante Praça São Lourenço: Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia, São Paulo –SP.

– Almoço para a imprensa e enólogos convidados a partir das 12h
– Degustação aberta das 16h às 22h, reunindo os seguintes produtores: Norton, Tres 14 e Imperfectos, Concha y Toro, Doña Paula, Chakana, Maximo Boschi, Grupo Décima, Mauricio Lorca, Casarena, Vinícola Geisse, Casa Valduga, Miolo, De Martino, Zuccardi, Pizzato, Terranoble, Mais (Tupungato), Caliboro/Erasmo, Trapézio, Santa Rita, Zorzal Wines, Gen Del Alma, Maquis/Calcu, San Pedro, Leyda, Tarapaca, Maitia, Cacique Maravilla, Andes Plateau, Cousiño Macul, JA Jofre, Bodegas RE, Ventisquero, Santa Carolina, La Celia, Catena Zapata, Rep. De Chachingo, Aleanna, Andeluna, Tabalí, Los Toneles, Undurraga, Mais Tupungato, Familia Cassone, Dominio Del Plata e Bouza.

Seguem abaixo os links para participação no lançamento do Guia Descorchados:

 – Profissional do Vinho: inscrição gratuita através do link, clique
– Consumidor final: deve comprar antecipadamente o Guia na loja virtual da revista Adega, clique 

– Dúvidas e outras informações pelo (11) 3876.8200 (ramal 34).