www.cozinhadamarcia.com.br

A região vinícola do Sul do país reserva preciosidades para quem quer aprender mais sobre vinhos, lá fica a terceira maior coleção de uvas do mundo. A sua sétima colheita foi realizada no sábado, dia 4 de fevereiro, em Bento Gonçalves.

O Instituto R. Dal Pizzol e a Dal Pizzol Vinhos Finos tem de 400 variedades de uvas dos cinco continentes, 350 já em produção.

‘Vino sotto terra’ – a tradição
Após o ritual da Colheita Simbólica no Vinhedo do Mundo, 85 garrafas de vinho foram guardadas a uma profundidade de 1 metro, dentro de um barril de carvalho. O evento cultural e histórico resgata um hábito dos ancestrais da família Dal Pizzol. O avô Giovani Bastista, primogênito do imigrante Martino, costumava guardar, em anos de safras excepcionais, algumas garrafas de vinho branco Peverela, variedade de colheita tardia. As garrafas eram guardadas na casa paterna, localizada na Linha Paulina, em Faria Lemos. Isto ocorria sempre entre os meses de maio e junho, no final do outono.

A descoberta das garrafas de vinho era efetuada poucos dias antes do Natal, depois de terem repousado todo o inverno sob a terra. Este vinho era objeto de desejo e destaque nas festas de final de ano, que se estendiam até 6 de janeiro nas comemorações da Epifania, da Befana e do Panevin, de origem veneta.

O local
O Vinhedo do Mundo é uma das atrações do Ecomuseu da Cultura do Vinho, que reúne em 80 mil metros quadrados de área uma coleção botânica, animais silvestres e domésticos, uma sala de exposições com objetos, fotos, documentos e centenas de garrafas de vinhos que contam a história do produto no Brasil e no mundo. O local é uma réplica do primeiro vinhedo construído por imigrantes, a partir de 1875, todo em madeira e sem fios de arame. A história da vinícola Dal Pizzol também é contada em uma visita à Enoteca, uma antiga fornalha da olaria da família onde estão guardados os vinhos elaborados pela vinícola desde sua fundação.

Como visitar
Durante o ano, o Vinhedo do Mundo pode ser visitado por aficionados, estudiosos e interessados de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30. Para grupos é preciso agendar reserva pelo telefone 54 3449 2255/ Fax 54 3449 2222 ou e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br

Fotos: Gilmar Gomes