www.cozinhadamarcia.com.br

Bem macio e cozido o porco esfiapado quase desmanchando e bem temperado fica delicioso como aperitivo ou polvilhado por cima de uma salada verde.

Veja aqui um pouco mais sobre a origem da receita

INGREDIENTES

Para 6 a 8 porções
300 g de gordura da barriga do porco
450 g de carne de pernil de porco
300 g de lombo de porco cortado em fatias finas com 1 cm de espessura
1 limão
4 colheres de chá de sal
1 colher de chá de pimenta (pode ser branca, preta ou rosa) moída na hora
1 xícara de vinho rose ou branco seco
4 folhas de louro
2 xícaras de água
2 colheres de sopa de azeite extra virgem


MODO DE PREPARO

A barriga de porco pode ser comprada em fatias ou enrolada e amarrada. Ambas devem ser abertas e achatadas sobre uma tábua de corte para o couro, a parte dura, ser removido. Outra opção, bem mais simples, é pedir para o açougueiro fazer essa parte. A sua faca é mais afiada e a mesa onde corta mais adequada.

Lave bem a gordura e as carnes de porco e esfregue-as com o suco do limão em uma vasilha com um pouco de água. Seque os pedaços com papel absorvente. Corte os pedaços de carne em cubos ou tiras com dois centímetros de largura.

Corte a barriga de porco em pedaços com dois ou tres centímetros de largura e cozinhe-os em uma panela de metal com fundo, com o fogo muito baixo. Depois de aproximadamente meia hora a gordura aquecida começa a derreter, nesse ponto coloque os pedaços de pernil na panela. Ainda sem tempero nenhum. O objetivo aqui é derreter a gordura.

Passados trinta a quarenta e cinco minutos, está na hora de acrescentar os pedaços de lombo de porco e o louro. Tampe a panela e aguarde mais trinta minutos antes de temperar com o sal e o vinho.

Cozinhe com a panela tampada e lembre-se de mexer com frequência, a carne de porco hoje em dia tem pouca gordura, assim evita-se que grude na panela. Quando a gordura estiver derretida e as carnes cozidas, o patê está pronto.

Espere esfriar, retire as carnes e bata no processador de alimentos. Tempere com o azeite e a pimenta e guarde em um vidro. Transfira a gordura da panela para o vidro. Sirva com pão integral e mostarda ou polvilhe por cima de uma salada de folhas. Guarde na geladeira.