www.cozinhadamarcia.com.br

A enchova foi preparada em uma assadeira de barro estreita e com o fundo arredondado, parecida com uma telha tipo canal, dessas usadas antigamente.  Leia mais sobre como preparar peixes com sal grosso

INGREDIENTES

Para 2 pessoas
1 enchova com aproximadamente 1 kg, são pequenas
1 kg de sal grosso
1 assadeira de barro


MODO DE PREPARO

Lave e seque a enchova já limpa e sem as vísceras. Espalhe 300g de sal grosso no fundo da assadeira, acomode-a no centro e cubra com o resto do sal. Faça uma camada com aproximadamente dois centímetros de espessura.

Asse no forno médio, até o peixe até fica bem macio, no caso a espera foi de aproximadamente uma hora. O sal faz uma carapaça por cima e endurece ao mesmo tempo em que protege o peixe deixando-o macio e bem hidratado. A pele do peixe impede que as pedras de sal grosso derretam e por isso o peixe fica apenas levemente salgado, bem no ponto. Essa receita pode ser preparada com qualquer tipo de peixe.

Sirva com molho de pimenta e um fio de azeite.


Olha o truque

A melhor assadeira para peixes preparados sem molho como o da receita de enchova assada no sal grosso deve ser apenas um pouco mais larga e mais comprida que o próprio peixe utilizado. Evita-se assim desperdiçar o sal que o envolve e, ao mesmo tempo, ajuda a formar uma camada protetora.