www.cozinhadamarcia.com.br

Receita fácil, saudável e muito gostosa, demora 40 minutos assando – o tempo de se conversar com a mãe no telefone, ou com os filhos que chegaram da escola. Recomendo berinjelas de tamanho médio assim cada um pode ganhar a sua berinjela.

INGREDIENTES

Para 4 pessoas
2 berinjelas grandes ou 4 pequenas
Sal grosso
1 xícara de salsa picada
1 suco de um limão siciliano espremido (opcional)
1 colher de chá de casca de limão ralada
1 colher de chá de vinagre de vinho para cada berinjela
2 colheres de chá de azeite para cada berinjela
Papel alumínio para forrar a forma


MODO DE PREPARO

Lave as berinjelas e não corte as pontas. Cubra uma assadeira com papel alumínio e enrole as bordas, deixe-as um pouco amassadas para, caso a casca de uma das berinjelas estourar, não escorrer o líquido do cozimento para a forma.

Coloque-as na assadeira sobre o papel alumínio e asse-as no forno quente, 200 graus, até murcharem. Em geral, demora 40 minutos. Na metade do tempo, após 20 minutos, vire-as de lado.

Quando estiverem bem macias, retire-as do forno, coloque-as sobre o prato que for servir e corte a casca no comprimento com uma faca bem afiada, não corte nem a polpa nem a casca do outro lado. Tempere com o sal, o vinagre ou o suco de limão , o azeite e polvilhe com a salsa picadinha. Sirva com pão, qualquer um. Jogue fora o papel alumínio e lave a assadeira.


Olha o truque

Amasse suavemente as berinjelas com uma espátula para saber se as berinjelas estão cozidas. Não devem oferecer resistência. Na dúvida, aguarde mais 10 minutos.