www.cozinhadamarcia.com.br

Um bom bife precisa de tempero, chapa quente, a mesa posta e o povo sentado para a carne não esfriar. A qualidade da carne também ajuda, mas isso não é necessário dizer. Pequenos detalhes podem fazer uma diferença grande no resultado final. Por exemplo, utilizar a carne em temperatura ambiente, colocar o sal no último momento – o sal retira água do bife e o endurece. Carne boa não precisa ser temperada com antecedência, só um pouco de tempero é suficiente para valorizar o sabor

Chegou o Fichário de Receitas da Cozinha da Marcia. Compre aqui

Grelhe seus bifes em uma churrasqueira elétrica portátil, clique

INGREDIENTES

Para 4 pessoas

600 g de contrafilé ou de alcatra cortado em 4 bifes bem grossos
1 / 2 colher de chá de sal grosso
1 colher de chá de misturinha de pimentas moída na hora
2 colheres de chá de azeite
1 colher de chá de óleo de milho ou canola para untar
1 chapa de ferro


MODO DE PREPARO

1 - Besunte os bifes com o azeite e deixe-os descansar fora da geladeira enquanto a chapa ou frigideira de ferro esquenta.

2 - Coloque um bife de cada vez na chapa untada com o óleo, espere a parte de baixo ficar marcada com a grelha, vire, tempere com sal e pimenta e se quiser deixar a carne mais bem passada vire mais uma vez cada lado. Nesse caso aproveite para fazer uma marca “xadrez” na carne posicionando-a de modo diferente que o anterior na chapa.

3 – Sirva com uma salada ou legumes grelhados.


Olha o truque

Como esquentar uma chapa de ferro? Primeiro besunte com óleo, bem pouco, para em seguida aquecê-la no fogo médio por aproximadamente dez minutos. É o tempo de se preparar uma salada ou aquecer o arroz.

Fotos

  • Foto
  • Foto
  • Foto