www.cozinhadamarcia.com.br

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

INGREDIENTES

Para 8 fatias grandes
75 g de manteiga
3 ovos
140 g de açúcar integral marronzinho
5 colheres de sopa de leite ou de suco de laranja
185 g de farinha de trigo
50 g de amêndoas
1 colher de chá de fermento em pó
Clique aqui para ver a receita da cobertura de chocolate


MODO DE PREPARO

Ligue o forno em temperatura média, 1800C. Aqueça as amêndoas em uma frigideira com o fogo bem baixo. Separe as gemas das claras, e bata-as em neve. Meça o açúcar. Triture as amêndoas como uma farinha grossa apenas depois de frias junto com duas colheres de chá do açúcar já pesado.
Bata a manteiga para espalhar no recipiente da batedeira, junte o açúcar e quando estiver bem misturado, acrescente uma gema de ovo de cada vez. Bata rapidamente para obter uma mistura homogênea, mas não é preciso exagerar. Junte o leite, e aos poucos a farinha e as claras batidas em neve. Por último, polvilhe o fermento por cima da massa e acrescente as amêndoas trituradas. Desligue a batedeira, dê uma boa misturada de baixo para cima na massa com o auxílio de uma espátula.
Transfira a massa do bolo para uma assadeira de fundo solto untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Se quiser, e para garantir que o fundo do bolo não grude na forma, cubra-o com papel manteiga cortado do mesmo formato. Unte o papel e polvilhe com farinha de trigo antes de transferir e espalhar a massa na forma.
Asse no forno médio por aproximadamente 45 minutos, até começar a dourar. Cuidado para o bolo não assar demais e ficar ressecado.
Retire o bolo ainda morno da forma. Solte a lateral e o fundo com o auxílio de uma faca bem comprida.
Deixei o bolo descansar de um dia para o outro antes de recheá-lo, o da foto passou a noite coberto com um pano de prato. O bolo precisa de tempo para a massa esfriar completamente, o que facilita bastante na hora de cortá-lo em fatias.
Clique aqui para ver a receita da cobertura de chocolate



Fotos

  • Foto