www.cozinhadamarcia.com.br

O bolo é o que os americanos chamam de blondie, um bolo puxa que quando preparado em uma forma mais baixinha como uma assadeira pode ser cortado em quadradinhos e fazem uma festa com adultos e crianças. É uma dessas receitas que podem acompanhar o cafezinho cortadas em mini-pedacinhos também, o limão valoriza o gosto do café. Eu preparei em uma forma de bolo inglês descartável, ando fã desses suplementos culinários… Deixei assar mais um pouquinho para o sabor de caramelo aparecer bem. Chocolate branco é na verdade manteiga de cacao com açúcar, não tem massa de cacao na mistura e por isso é branca. Como toda gordura, se assar mais um pouco fica com uma linda cor de caramelo.

INGREDIENTES

Para 6 pessoas
2 ovos em temperatura ambiente
1 colher de sopa de essência de baunilha
80 g de manteiga sem sal
150 g de farinha de trigo
120 g de açúcar refinado
150 g de chocolate branco
1 colher de sopa de sementes de papoula
1 colher de sopa de essência de limão siciliano – pode usar óleo de limão ou água de flor de laranjeira


MODO DE PREPARO

Derreta o chocolate com a manteiga no banho-maria com o fogo bem baixo, ou se tiver experiência direto no fogo baixo do fogão. Misture até obter um creme mais ou menos liso. Assim que a manteiga começar a derreter retire do fogo para não queimar. Não use micro-ondas que demora mais e sobreaquece o chocolate branco.
Prepare uma gemada com os ovos e o açúcar, sem parar de bater acrescente a essência de baunilha, a mistura de chocolate branco com manteiga e por último, com a batedeira bem lenta, junte a farinha já misturada com o sal e o fermento. Por último, a essência de limão e as sementes de papoula.
Transfira a massa para uma forma de bolo inglês ou de formato quadrado, untadas, polvilhadas com farinha de trigo e com o fundo forrado com papel manteiga. Ou se preferir, como foi o meu caso, utilize uma forma de papelão comprada pronta – elas tem um revestimento antiaderente. Asse por aproximadamente 40 minutos ou até menos – até um palito quando espetado sair seco do centro da massa.


Olha o truque

www.cozinhadamarcia.com.brAtenção, esse bolo é muito macio e pode quebrar se for retirado da forma muito quente. O melhor é esperar estar quase frio. Recomento passar uma faca ou espátula à toda volta para soltá-lo da forma. Quando esfria ele encolhe um pouco e desse modo ele não quebra, não fica com um pedaço preso na lateral da forma. Corte as fatias com uma faca serrilhada.

Fotos

  • Foto
  • Foto