Bolo de origem francesa com muito chocolate seu nome correspondente ao peso de seus ingredientes principais.

INGREDIENTES

200 g de chocolate meio amargo em barra
200 g de manteiga
200 g de açúcar
4 ovos
1 pitada | 1g de sal
1 colher de sopa cheia | 30 g de farinha de trigo

Manteiga e farinha de trigo para polvilhar a forma


MODO DE PREPARO

Aqueça o forno bem baixo, 180° graus. O bolo irá assar em uma forma com o fundo forrado com papel manteiga. Para isso, marque o tamanho da forma sobre o papel com a ajuda de um lápis. Recorte o papel um pouco menor para ficar do tamanho da parte interna da forma.

Faça dois pontos de manteiga no fundo da forma para prender o papel manteiga. Em seguida, unte as laterais e o papel no fundo da forma com manteiga. Polvilhe a parte interna da forma com farinha de trigo.

Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria. Bata os ovos inteiros com o açúcar e o sal até obter um creme de cor clara e consistência firme. Acrescente o chocolate derretido já morno, para não cozinhar os ovos. Por último, misture a farinha peneirada com uma espátula ou colher de pau.

Transfira a massa para a forma. Asse por aproximadamente 40 minutos. Teste espetando a lamina de uma faca no centro da massa e ela deverá sair ligeiramente úmida.

Aguarde alguns minutos para a manteiga se acomodar e perder calor. Vire o bolo sobre uma grade, retire o papel manteiga e desvire-o no prato em que for servir. Aguarde esfriar e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

O bolo, ou talvez um restinho que sobrou do bolo, pode ser cortado em pedaços com meio centímetro de largura, polvilhado com açúcar de confeiteiro, e servido com um cafezinho.


Fotos

  • Foto