www.cozinhadamarcia.com.br

Divida essa massa em duas partes, com um terço prepare um bolo coberto com uma camada de peras e com os dois terços restantes faça um bolinho

Veja receitas de sobremesas no Fichário de Receitas da Cozinha da Marcia

INGREDIENTES

1 xícara de fubá
3 / 4 de xícara de farinha integral
1 / 4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de casca limão siciliano ralado
1 e 1 / 3 de xícara de açúcar cristal marrom
180 g de manteiga sem sal
3 ovos
14 nozes picadas
3 colheres de sopa de passas pretas
1 / 2 xícara de coalhada ou leite
2 colheres de licor Cointreau, pode usar também vinho do Porto

1 pera
1 colher de sopa de açúcar
1 / 2 colher de chá de amido de milho


MODO DE PREPARO

Misturar o fubá com a farinha integral com o sal, a casca de limão ralada e o fermento. Acrescente as nozes cortadas grosseiramente e as passas. Bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar até obter um creme de cor clara, não é preciso esperar o açúcar derreter. Junte um ovo de cada vez. Bata até obter um creme grosso, junte a mistura de farinha, e a coalhada.

Desligue a batedeira, junte o Cointreau. Mexa uma ou duas vezes e transfira dois terços da massa para uma forma de canudo no centro previamente untada e polvilhada com farinha integral.

Asse o bolo no forno previamente aquecido a 180o C por aproximadamente 40 minutos. Espete o bolo antes de tirar do forno para testar se está cozido. Se o palito ou a lâmina de uma faca sair seca o bolo está cozido.

Para fazer a torta de pera, corte a pera em fatias muito finas. Unte uma forma refratária redonda, polvilhe com açúcar e polvilhe levemente o fundo com o amido de milho. Cubra com as fatias de pera, polvilhe com mais um pouquinho de amido, cubra com a massa de bolo. Asse no forno baixo, 180o C, por 35 minutos. Retire do forno, espere 10 minutos e vire sobre um prato de servir, as peras irão ficar por cima da torta.

Veja sugestões de refrigeradores aqui. Clique!


Fotos

  • Foto
  • Foto