www.cozinhadamarcia.com.br

Essa é a receita perfeita para quem gosta de bolo molhado, com gostinho de maçãs e canela e ainda por cima preparado com farinha integral e açúcar mascavo

INGREDIENTES

Para um bolo com 22 cm de diâmetro
1 e 1/ 2 xícara de farinha integral
1 e 1 / 4 de xícara de açúcar mascavo
150 g de manteiga
3 ovos
50 g de uvas passas
3 maçãs | aproximadamente 300 g de maçãs tipo Fuji raladas
2 colheres de chá de fermento em pó
1 / 4 de colher de chá de sal
1 colher de sopa de essência de baunilha
2 colheres de chá de canela em pó


MODO DE PREPARO

Para a receita ficar perfeita a canela precisa estar bem novinha, acrescente mais uma colher de chá se o cheiro estiver meio fraco. A manteiga precisa estar em temperatura ambiente e macia como uma pomada quando apertada com as costas de uma colher de sopa. Para acelerar o processo pode colocar por 30 segundos no forno de micro-ondas. Os ovos também devem estar em temperatura ambiente.

Ligue o forno em temperatura média, 210 °.

Rale as maçãs. Coloque na tigela da batedeira a farinha, o fermento, o sal e o açúcar, bata em velocidade baixa para todos os ingredientes misturarem. Acrescente a manteiga, e quando a mistura da tigela tiver absorvido a manteiga, e sem parar de bater, junte os ovos, um de cada vez. Junte a canela e a essência de baunilha. Bata até a massa engrossar e ficar um creme homogêneo. Junte as maças raladas e as passas. Misture rapidamente com a batedeira em velocidade baixa.

Transfira a massa para uma forma redonda com canudo no centro, previamente untada e polvilhada com farinha integral.

Asse o bolo, no forno preaquecido por vinte minutos, durante uma hora e quinze minutos, até a ponta de uma faca sair seca quando espetada na massa. Esse bolo tem uma massa muito pesada e úmida, por isso demora um pouco mais de tempo para assar.
Sirva o bolo morno com sorvete de limão siciliano

Veja mais receitas de sorvetes da Cozinha da Marcia


Fotos

  • Foto
  • Foto