www.cozinhadamarcia.com.br

Fácil de fazer, pode ser servido quente com uma bola de sorvete gelado ou gelado. É um excelente acompanhamento para doces em calda — experimente com doce de abóbora ou goiabada em ponto mole, é doce de festa e é doce para fazer junto com as crianças que vão adorar o mistério do bolo de manteiga e sem farinha

 

INGREDIENTES

Para uma forma com 22 cm de diâmetro ou potinhos refratários com tamanhos variados, usei tres com 6 cm e um com 3 cm
4 ovos
125 g de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de iogurte
70 g – meia xícara de amêndoas com a pele ralada
3 / 4 de xícara de açúcar
1 / 4 de colher de chá de sal
Manteiga para untar e farinha para polvilhar as formas


MODO DE PREPARO

Derreta no banho-maria o chocolate, junte o iogurte e o leite, misture com um batedor de arame. Fora do fogo acrescente as gemas e bata até obter um chocolate cremoso e brilhante. Deve dobrar de volume. Bata as claras em neve com a pitada de sal. Junte o açúcar e bata até obter um merengue brilhante e grosso, mas ainda cheio de bolinhas. Junte as amêndoas e o creme de chocolate com uma espátula para a clara não murchar.

Divida a massa nas forminhas untadas com uma camada bem fina de manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Importante: asse no forno bem baixo, em torno de 180 graus, por 35 a 40 minutos. pode ser menos tempo de acordo com o tamanho da forma. O bolinho vai subir e a casca em cima endurecer e soltar da borda.


Olha o truque

Por que o bolo não precisa de fermento? O bolo não precisa de fermento porque no forno o calor expande o ar dentro da massa empurrando-a para cima e, como tem muitas claras na sua receita que endurecem ao cozinhar o que impede que o bolo murche. O forno precisa ser em temperatura baixa para não queimar o chocolate.

Fotos

  • Foto