Brocólis hoje em dia é visto como um desses alimentos funcionais que todos devem comer. Boa fonte fibras, ferro e nutrientes, ele é mesmo muito saudável. Acontece que o maço grande, cheio de folhas e flores com os talos longos dá a impressão que cozinhar brócolis vai dar trabalho e demorar horas. Não é bem assim. Depois de soltar o maço, eles são vendidos amarrados, retire as folhas que ainda estiverem presas ao talos, descarte-as e estão prontos para ser cozidos.

INGREDIENTES

para 4 pessoas
1 maço de brócolis
2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de queijo parmesão ou semelhante ralado grosso
1 colher de sopa de brotos de agrião
Azeite extra-virgem


MODO DE PREPARO

Corte o fio que amarra o brócolis, arranque ou corte as folhas que ainda estiverem presas aos talos com o auxílio de uma faca pequena. As folhas maiores são normalmente desbastadas antes do brócolis ser embalado.
Corte os pedaços mais duros dos talos, em geral são as pontas. As partes mais macias são as flores, e os talos onde estão presas até aproximadamente quinze centímetros de comprimento ainda são muito macios e devem ser preservados.
Divida as flores e os talos maiores ao meio. Lave-os bem e acomode-os na parte de cima de uma panela que cozinha com vapor, um cuscuzeiro é ótimo para isso. Coloque água na parte de baixo da panela, tempere com sal, cubra com a parte superior e cozinhe por aproximadamente vinte minutos.
Na hora de servir cubra a porção de brócolis com um pouco do queijo ralado, e divida os brotos de agrião por cima.