www.cozinhadamarcia.com.br

O doce foi preparado com as cascas de laranja já preparadas, quer dizer que estavam sem o miolo, com a casca amarela ralada e retirada. No final da receita explico com tratar as cascas das laranjas em casa. As cascas podem ser compradas previamente preparadas, sem o sabor amargo característico, em alguns supermercados, ficam embaladas a vácuo junto com outras frutas que também servem para fazer doces como os figos verdes.

INGREDIENTES

1 kg de cascas de laranja
700 g de açúcar refinado
Água bastante até ultrapassar as laranjas, aproximadamente dois dedos a mais
5 cravos novos
1 / 2 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
(a quantidade de água pode variar de acordo com o tamanho da panela)
A receita pode ser divida ao meio


MODO DE PREPARO

Para uma casa com quatro pessoas, ou um jantar entre amigos, recomendo dividir a receita ao meio. Compre as cascas de laranja já preparadas, muitos supermercados tem no balcão de frutas algumas embalagens a vácuo com frutas prontas para fazer doces como os figos verdes e as cascas de laranjas.
www.cozinhadamarcia.com.brLave bem as cascas de laranja, coloque-as em uma panela grande e alta, cubra com água. Ultrapasse a altura das cascas pelo menos dois dedos deitados – três centímetros de altura. Espalhe 500 g de açúcar por cima, junte os cravos, e cozinhe no fogo baixo por uma hora. Prove a calda e um pedacinho da laranja que ainda deve estar meio dura. Se precisar, junte o restante do açúcar. Acrescente a casca de limão siciliano ralada. Cozinhe no fogo baixo até as laranjas ficarem muito macias, espete com um palito. Observe que calda não vai engrossar como uma calda de caramelo.

Para preparar as laranjas da terra para doce:
1 – corte as laranjas em quatro e corte ou arranque o miolo. Ele é muito amargo, e não vai ser utilizado para o doce;
2 – rale as cascas com um ralador fino para retirar a cobertura amarela, não se preocupe que a polpa vai ficar amarelinha quando cozinhar;
3 – deixe as cascas de molho cobertas de água fria por dois dias. Troque a água pelo menos três vezes.
4 – Ferva as cascas por cinco minutos em uma panela com bastante água. Escorra as cascas e passe-as na água fria ainda no escorredor para esfriarem rapidamente e não cozinharem demais.
5 – Quando as cascas estiverem frias elas pode ser usadas para fazer o doce, ou podem ser guardadas no congelador para serem usadas em outra ocasião.


Fotos

  • Foto
  • Foto