www.cozinhadamarcia.com

O peito de frango é dividido em fatias finas e amassado com um batedor ou com pequenos cortes na carne, eu explico adiante como isso é feito. Imagino que poucas casas hoje em dia tenham um instrumento como o batedor de carne em suas cozinhas, apesar de pouco usado recomendo. Parece um martelinho liso de um dos lados e do outro tem a superfície marcada para romper as fibras da carne, deixando-a mais macia. As marteladas também esticam o tamanho do filé de frango ou do bife que, mais finos, absorvem melhor o tempero.

Veja mais receitas de aves da Cozinha da Marcia

INGREDIENTES

Para 2 porções
1 peito de frango inteiro sem osso
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
3 dentes de alho
2 limões rosa (também chamados de caipira)
3 colheres de molho verde. Veja a receita aqui
3 colheres de sopa de óleo de canola
1 / 2 xícara de licor de anis – usei Sambuca, mas também é possível usar um licor de laranja como o Cointreau ou vinho branco.
Sal a gosto no final


MODO DE PREPARO

Utilizei uma panela de barro para fazer o molho, a vantagem é que por esquentar muito mantem os escalopes de frango aquecidos enquanto se prepara uma salada verde e ou se aquece o arroz, servi o prato com arroz cateto integral.

Primeiro divida o peito de frango em duas metades no comprimento. Em seguida, coloque uma das metades sobre uma tábua, apoie uma das mãos sobre o pedaço de frango e corte ao meio, com um movimento paralelo à tábua, até quase o final – não é para separar em duas partes. O corte começa da parte mais fina em direção à parte mais grossa. Vire o peito de frango aberto sobre a tábua, dê três talhos leves na parte mais alta – onde as duas partes estão unidas.

Coloque o filé de frango dentro de um saco plástico ou cubra com filme plástico e comece a bater, delicadamente, para achatar o bife. O batedor é um martelo com a função de quebrar as fibras da carne, pode ser substituído por um rolo de massa. Comece da parte mais espessa em direção às bordas. O filé irá dobrar de tamanho. Faça o mesmo com o outro pedaço. Deixe-os de molho cobertos com água e suco de meio limão por aproximadamente meia hora.

Aqueça duas colheres de sopa de óleo na panela de barro com o fogo bem baixo, acrescente os dentes de alho picados. Acrescente o molho verde o suco de meio limão, e deixe os pedaços do limão na panela para dourarem também. Junte os filés de frango grelhados, molhe com o licor e, se for preciso com um pouco de água e mais suco de limão. Acerte o sal e a pimenta a gosto.

Em uma frigideira bem quente doure os filés de frango dos dois lados, algumas vezes eles se dividem, não faz mal. À medida em que ficam dourados transfira-os para a panela com o molho, lembre-se que a carne vai continuar a cozinhar na panela, por isso não a cozinhe demais.


Atenção – não cubra a panela para não dar água no molho – prefira acrescentar um pouco mais de água.


Fotos

  • Foto
  • Foto