F_2_esc

Prato tradicional da culinária nordestina pode ser preparado coberto com purês de ingredientes diferentes

INGREDIENTES

800 g de carne seca
2 cebolas grandes
1 tomate bem maduro amassado
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
Sal se precisar
3 colheres de sopa de azeite
3 xícaras de água
1 kg de batatas
Água para cozinhar as batatas
1 / 2 xícara de leite
1 pitada de noz moscada
1 colher de chá de sal
1 / 2 pão francês ralado
2 colheres de sopa de queijo de coalho ou parmesão ralado grosso


MODO DE PREPARO

A carne precisa estar totalmente sem sal, por isso deve ser deixada de molho na água fria, troque a água por diversas vezes, pelo menos tres vezes por dia. Para fazer o prato da foto, o pedaço de carne seca foi lavado e deixado por 24 horas na água fria para reidratar e perder o sal. Mas, se no caso, o tempo de cozimento e dessalgue não tiver sido suficiente, a carne ainda foi aferventada, trocando-se a água, por mais duas vezes.
Clique para ver como a carne seca deve ser preparada antes de ser utilizada.
Depois de aferventada e cozida, desfie a carne com o auxílio de um garfo.
Refogue uma cebola picada no azeite até ficar macia. Acrescente a carne, tempere com pimenta do reino e salsa, algumas pessoas gostam de temperar com uma colher de sopa de coentro ou talvez meia colher de chá de gengibre ralado, para dar gosto.
Junte o tomate amassado e meia xícara de água. Tampe a panela, cozinhe no fogo bem baixo até a carne estar bem macia, acrescente a água aos poucos, meia xícara de cada vez. Ao final, junte a outra cebola cortada em anéis finos e a salsa. Cozinhe por mais dez minutos.
Cozinhe as batatas com as cascas apenas cobertas de água com uma colher de chá de sal. Descasque-as ainda mornas e passe-as por um espremedor ou, se preferir, utilize um mixer. Junte o leite aos poucos, o purê não deve ficar muito macio para não se misturar com a carne seca no forno.
Espalhe a carne em um refratário retangular untado com azeite, cubra toda a superfície com uma cada uniforme de purê de batata. A camada de carne deve ser mais alta do que a de purê.
Polvilhe com o queijo ralado misturado com o pão ralado. Aqueça no forno quente até ficar dourado.


Fotos

  • Foto