www.cozinhadamarcia.com.br

Prepare os salgadinhos mais famosos da culinária do Oriente Médio com perfeição! A receita é fácil e muito simples de fazer

INGREDIENTES

Para 10 a 12 unidades com 4 cm

Para ver a receita da massa para a esfiha, clique aqui

Para o recheio
2 berinjelas grandes
6 a 8 azeitonas verdes sem o caroço
1 colher de chá de curry picante ou de um condimento marroquino chamado de harissa
1 colher de chá de alcaparras pequenas
1 / 2 colher de chá de sal
1 dente de alho para quem gosta
1 colher de chá de manteiga
1 colher de chá de farinha de trigo



MODO DE PREPARO

Coloque as berinjelas inteiras com o cabinho e tudo para cozinhar em uma assadeira no forno ou no fogão em uma frigideira de ferro. A chama precisa ser muito baixinha para as berinjelas cozinharem lentamente. É importante virar as berinjelas de lado para a casca não queimar, evitando amargar o sabor da polpa.

O recheio pode ser adaptado ao gosto da casa, sempre uma colher de chá de cada vez. Quem gosta de pimentão acrescenta uma colher de chá, outra possibilidade, que é o que eu fiz para o recheio das esfihas da foto, é acrescentar uma colher de grãos de bico, eu tinha um resto de salada na geladeira. Mas, nozes ou castanhas de caju também combinam com as berinjelas.

Retire a polpa das berinjelas da casca, coloque-as em uma peneira e polvilhe-as com uma pitada de sal. O sal ajuda a água das berinjelas a escorrer, deixando-as no ponto para serem misturadas com o recheio. Coloque a manteiga em uma caçarola, assim que ferver junte a farinha e misture bem. Acrescente a berinjela, as alcaparras, tempere com sal, com o curry e junte as azeitonas.

Veja a receita da massa para a esfiha, clique aqui.

Abra a massa e corte-a em círculos. Coloque uma colher de chá de recheio em cada círculo e feche. A massa é elástica e pode ser puxada para as esfihas ficarem bem fechadas.

Pincele-as com a gema dissolvida na água. Asse as esfihas no forno médio até começarem a dourar.


Olha o truque

Para a massa ficar macia, não deixe que dourem muito para não ficarem duras como uma torrada.