Prepare em poucos minutos uma farofa com feijão, paio e muita pimenta para servir em pequenas quantidades.

INGREDIENTES

1 xícara de feijão preto cozido e temperado
2 colheres de sopa de salsa e cebolinha picadas
5 fatias muito finas de paio
1 xícara de farinha de mandioca crua
3 pimentas dessas do molho de pimenta


MODO DE PREPARO

O gostoso é servir essa farofa em porções individuais bem pequenas. Distribui algumas tigelas pela mesa. Essa receita utiliza uma sobra de feijão que normalmente se tem em casa.

Clique aqui para ver a receita de feijão.

Corte as fatias de paio ao meio. Aqueça as fatias de paio no fogo bem baixo. Utilize uma frigideira de ferro ou de alumínio grosso; se preferir use uma antiaderente. Esfregue as fatias de paio contra o fundo para engordurá-la. Acrescente as pimentas. Decida a quantidade de pimenta de acordo com o seu público. Algumas pessoas preferem um tempero mais suave. Mas lembre-se que essa não é uma farofa comum, é muito mais um tempero, como o de churrasco por exemplo.

O feijão deve ter mais grãos do que caldo. Acrescente o feijão, misture até ferver e secar um pouco. Polvilhe por cima a farinha de mandioca, uma colher de sopa por vez, até obter uma farofa com um pouco mais feijão do que farinha. A consistência é grãos de feijão envoltos na farinha.

Clique aqui para ver a farofa de perto.

Tempere com a salsa, prove o e acerte a quantidade de sal e arrume em porções individuais que serão distribuídas pela mesa. Se quiser caprichar, coloque na frente de cada prato uma miniporção – com apenas uma colher de chá de farofa, em tigelinhas muito delicadas, na frente de cada prato.

Sirva com peixes assados. Clique aqui para ver as sugestões da Cozinha da Marcia.


Fotos

  • Foto