www.cozinhadamarcia.com.br

Fáceis de fazer e difíceis de achar, as ovas de peixe são deliciosas simplesmente fritas ou preparadas como farofas. Compre um pouquinho sempre que as encontrar na peixaria

INGREDIENTES

Para 4 a 6 porções
250 g de ovas de pescada, pode ser de outro peixe
2 colheres de sopa de azeite
1 pimentão vermelho
1 cebola
1 / 2 xícara de vinho rosé ou branco
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de salsa picadinha
4 gotas de molho de pimenta
2 colheres de chá de açafrão da terra (cúrcuma)
1 / 2 xícara de água
Azeite para regar


MODO DE PREPARO

Lave as ovas em bastante água e, na última lavada acrescente o suco de meio limão. Corte o pimentão e a cebola descascada em pedaços bem pequenos. Quando a cebola estiver cozida, junte as ovas e tempere com o sal e a salsinha. Misture para as ovas cozinharem bem, elas ficarão branquinhas e opacas. Molhe com o suco da metade do limão que sobrou, junte a pimenta e o vinho. Aguarde ferver por um ou dois minutos, e acrescente metade da água. Acrescente a farinha, mexendo sem parar para espalhar bem as ovas pela farofa.

Sirva com molho de pimenta, tanto como acompanhamento para um peixe fritinho como entrada ou aperitivo.


Olha o truque

Para cortar o pimentão e cebola em pedacinhos bem pequenos como se fossem folhas de salsinha, primeiro corte-os em fatias finas, eu utilizo um cortador manual chamado de mandolim, com o qual obtenho fatias de espessura uniforme. Eu o utilizo sempre que preciso cortar fatias de frutas e legumes. Se tiver um processador de alimentos em casa, utilize as lâminas para obter um resultado semelhante, embora com o mandolim seja possível obter fatias mais finas. Em seguida, com o auxílio de uma faca de chef, bata bem contra a tábua, trocando a sua posição como se fosse um leque.

Fotos

  • Foto