feijao

Prato suculento, de origem nordestina, aqui é preparado com muitas carnes para servir em dias de festa

INGREDIENTES

1 kg de feijão de corda
400g de costelinhas salgadas
300g de lingüiça tipo calabresa
300g de carne seca ou de carne de sol
6 tomates maduros
1 cebola grande cortada em anéis
1 pimentão vermelho
1 cabeça de alho
1 colher de chá de pimenta em pó
1 colher de chá de grãos de pimenta diferentes
6 grãos de cominho
Sal
1 colher de sopa de coentro fresco picado
1 colher de sopa de salsa picada
4 talos de cebolinha picados, inclusive a parte branca
Óleo de milho
Limão rosa cortado em fatias
Molho de pimenta


MODO DE PREPARO

Para essa receita você precisa deixar tudo prontinho para servir com o feijão que cozinha muito rápido. Coloque cada um dos ingredientes já preparados em potinhos prontos para irem à panela.

Você vai preparar um guisado com as carnes, que será misturado ao feijão já cozido pouco antes de ir à mesa.

Dessalgue as carnes em bastante água fervendo. Descasque os dentes de alho, corte as pontas do pimentão, abra-o ao meio e retire as sementes e a parte branca. Corte os tomates ao meio e retire as sementes, corte-os em pedaços no sentido do comprimento.
Esmague as pimentas com os grãos de cominho em um pilãozinho, misture uma pitada de sal nesse amassado se quiser. Pique a salsa, a cebolinha e o coentro fresco.

No fogo alto, doure as costelinhas em duas colheres de sopa de óleo, acrescente as linguiças e quando estiverem bem douradas jogue fora quase toda a gordura da panela. Junte a carne seca, os dentes de alho inteiro, os anéis de cebola e misture até a cebola amolecer um pouco. Acrescente os tomates e o pimentão. Por último os temperos. Tampe e abaixe o fogo. O tomate deverá soltar água suficiente para acabar de cozinhar as carnes, tempere com sal.

Cozinhe o feijão de corta previamente lavado apenas coberto com água. Não deve demorar muito, o tempo exato depende da idade do grão, quanto mais novo mais rápido cozinhará. Assim que estiver macio, porém ainda firme, escorra e acrescente ao guisado de carnes. Aguarde a mistura chegar a uma pequena fervura com pequenas bolhas, cozinhe por mais cinco a dez minutos. Sirva acompanhado de fatias de limão e molho de pimenta e farinha de mandioca.


Fotos

  • Foto