www.cozinhadamarcia.com.br

Prepare um delicioso feijão fradinho com um bom pedaço de lombo de bacalhau para dois, a receita é fácil de ser preparada e fica deliciosa. Além disso, é uma outra maneira de servir o feijão, acrescentando pratos mais variados ao seu cardápio. A mesma receita pode ser acrescida de lulas.

Veja aqui mais detalhes sobre como preparar a receita

INGREDIENTES

Para duas porções
300 g de lombo de bacalhau salgado ou já sem sal e congelado
1 xícara de feijão fradinho
Sal a gosto
4 folhas de louro
1 colher de sopa de folhas e galhinhos de tomilho fresco
1 cebola média cortada em fatias
4 dentes de alho
1 / 2 lata = 2 tomates em conserva inteiros sem as peles
Pimenta rosa a gosto
Azeite
Óleo vegetal pode ser soja, canola, milho, girassol


MODO DE PREPARO

Na véspera deixe o feijão fradinho de molho coberto com água fria. Lave bem o bacalhau escolhido até a água sair sem espuma, e deixe de molho coberto de água. Troque a água pelo menos três vezes, enxaguando bem se estiver utilizando bacalhau salgado que é para lavar o sal.

No dia seguinte, troque a água do feijão e cozinhe sem nenhum tempero coberto por dois ou três dedos de água em uma panela de pressão. Quinze minutos é mais do que suficiente, desligue o fogo e deixe a panela esfriar antes de abrir.

Corte a cebola em fatias no comprimento, esmague os dentes de alho. Aqueça duas colheres de sopa azeite e duas de óleo, junte os dentes de alho, a cebola e o louro, misture até a cebola começar ficar macia, acrescente o bacalhau escorrido. Cozinhe o bacalhau até começar a dourar de um dos lados e vire – eu não retirei a pele para manter o pedaço inteiro. Molhe o bacalhau com um pouco mais de óleo, uma colher de sopa por vez basta. Assim não ficará ressecado nem oleoso.

Abra a panela de pressão, escorra o feijão e coloque metade no refogado, misture com as cebolas, tempere com sal, amasse um pouco com as costas da colher de pau, junte os demais grãos, os tomates, o tomilho, mais um pouco de óleo e meia xícara de água. Tampe a panela, e cozinhe no fogo baixo por quinze a vinte minutos, é preciso acrescentar mais um pouco de água e acertar o sal e a pimenta. Experimente o bacalhau e o feijão para ver se o grão está cozido e pegou o gosto do tempero.



Fotos

  • Foto