www.cozinhadamarcia.com.br

A receita é uma homenagem ao antigo vol-au-vent de massa folheada, tem um recheio bem temperado e ardido pode ser preparada em pouco tempo e utilizando ingredientes prontos como o arroz cozido.

INGREDIENTES

Para 6 porções
1 filé de linguado com 400g
300 g de camarões grandes
6 colheres de sopa de arroz integral ou 7 grãos
1 pimenta dedo de moça
3 dentes de alho
Suco de dois limões
2 ervilhas cozidas por 2 minutos no micro-ondas
Folhas de salsa
Folhas de manjericão
6 colheres de chá de azeite
Molho de pimenta e sal para temperar
1 rolo de massa folheada comprada pronta


MODO DE PREPARO

No lugar de fazer a massa folheada eu comprei um rolo de massa já esticada e fina no supermercado. A massa feita em casa é mais gostosa, mas é um processo muito demorado e, nesse caso, eu queria fazer uma receita rápida.

Corte o filé de linguado em 4 tiras no comprimento. Retire a casca dos camarões, mas deixe o rabo. Limpe as vísceras, lave e tempere os camarões e o filé de peixe com sal, limão e alho. Corte a pimenta em anéis bem finos. Lave as folhas de manjericão e de salsa. Corte as ervilhas na diagonal. Eu utilizei o arroz integral que já estava pronto lá em casa, pode ser utilizado qualquer tipo de arroz cozido, a sua função é servir de suporte para o peixe e o camarão e absorver o suco do cozimento, assim a massa não encharca.

Abra a massa já descongelada sobre uma tábua e corte círculos duas vezes o tamanho do salgado que deseja fazer. Eu usei um cortador circular de metal com 15 cm de diâmetro, mas um prato de sobremesa é ótimo também. É só apoiá-lo sobre a massa e cortar em volta.

Coloque cada um dos círculos em uma forma de quiche com 7 cm de diâmetro, pode ser um pouco menor ou maior. Forre o fundo de cada uma delas com uma colher de sopa de arroz. Cubra com três tiras de filé de peixe temperado e com um camarão, espalhe um ou dois anéis de pimenta dedo-de-moça por cima, arrume as folhas de manjericão e salsa. Molhe cada porção com duas colheres de sopa de suco de limão, sal e algumas gotas do molho de pimenta, a gosto. Regue com uma colher de chá de azeite.
Asse as forminhas de camarão por aproximadamente meia hora. Cuidado que a massa folheada doura rapidamente.


Fotos

  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto