Direto da França, o pãozinho pode servir como entradinha, acompanhamento ou petisco.

INGREDIENTES

3 colheres de sopa | 40 g de manteiga
1 xícara 250 ml de água
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta-do-reino ou misturinha de pimentas
1 / 2 xícara | 90 g de farinha de trigo
2 ovos grandes
3 /4 de xícara | aproximadamente 100g de queijo tipo gruyère ralado

1 ovo


MODO DE PREPARO

O queijo pode ser substituído por uma misturinha de queijo parmesão, queijo Minas tipo meia-cura e queijo tipo estepe ou apenas dois dos queijos indicados.

Na hora de preparar a massa, primeiro separe todos os ingredientes e deixe-os ao lado da panela no fogão prontos para serem utilizados. Aqueça a água com a manteiga e o sal. Assim que a água ferver e a manteiga derreter, acrescente a farinha de uma só vez. Não demore, para a água não evaporar.

Utilize uma espátula ou uma colher de pau para bater vigorosamente até a massa formar uma bola e soltar completamente da panela. Algumas vezes a massa forma uma película no fundo da panela. Retire a panela do fogo, deixe esfriar por uns cinco minutos e acrescente os ovos, um de cada vez, e tempere com a pimenta.

Atenção, a etapa a seguir pode ser executada no processador de alimentos, coloque a massa e, com o processador ligado, acrescente um ovo de cada vez e o queijo. Demora aproximadamente um minuto para obter uma mistura macia e lisa. Se estive batendo a mão, acrescente um ovo de cada vez e por fim o queijo.

Coloque a massa em um saco de confeitar ou um saco plástico com um dos cantos com a ponta cortada. Faça pequenos montinhos sobre uma assadeira forrada com papel absorvente. Pincele-os com o ovo ligeiramente batido. Polvilhe cada um dos gougères com um pouco de queijo ralado.

Asse-os no forno médio, 220o C, até dourar, por aproximadamente 40 minutos.

Clique para saber mais sobre o pão de queijo frances.


Fotos

  • Foto