www.cozinhadamarcia.com.br

Essa receita é uma versão mais leve da tradicional pasta de grão de bico tradicional. É a receita que está no livro Jerusalem com pequena diferença. Ficou muito boa (olha a modéstia!)
Clique para saber mais sobre a origem dessa receita

INGREDIENTES

Para servir como entrada rende 10 a 12 porções

300 g de grão de bico
1 xícara de pasta de gergelim - chamada de Tahine
Sal a gosto - usei 1 colher de chá
4 colheres de sopa de suco de limão - para essa receita foi usado limão siciliano, mas pode ser limão rosa ou limão taiti
4 dentes de alho
6 colheres de água gelada

Pão torrado, azeite e fatias de limão para servir
1 colher de sopa de folhas de ervas frescas bem pequenas para acompanhar - na foto estão manjericão anão, tomilho limão, salsa de folha lisa e coentro em menor proporção.


MODO DE PREPARO

Deixe o grão de bico de molho coberto de água por algumas horas, até dobrar de tamanho e partir em duas partes com facilidade ou de um dia para o outro. O grão de bico é recoberto por uma película bem fina que pode ser retirada com as mãos ou mais adiante na receita, o que é menos trabalhoso.

Escorra, coloque os grãos em uma panela de pressão, cozinhe-os por 15 minutos em uma panela de pressão levemente cobertos com água temperada com sal.

Escorra-os e separe uma xícara de grãos de bico inteiros e amasse-os grosseiramente com um garfo, a pele de soltar dos grãos. Bata os demais grãos em um processador de alimentos até obter uma pasta grossa. Acrescente a pasta de gergelim e bata por mais dois ou três minutos, junte o suco de limão e a água bem gelada, processe até o hummus ficar bem cremoso.

Misture os grãos amassados e guarde na geladeira. Sirva com azeite, as torradas e gomos de limão.