www.cozinhadamarcia.com.br

Hot, hot, hot! Prepare em casa o seu próprio molho de tomate bem apimentado e fresquinho. Se preferir conservá-lo nós ensinamos como fazer! E o melhor, a mesma receita pode ser feita com apenas um tomate para porções individuais

INGREDIENTES

12 porções
12 tomates tipo italiano muito maduros
6 pimentas dedo-de-moça
suco de 3 limões
1 colher de sopa de açúcar cristal integral
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de vinagre
Folhas de manjericão fresco para temperar na hora de servir


MODO DE PREPARO

Corte as pontas dos tomates, corte-os grosseiramente. Abra as pimentas ao meio, retire o miolo e as sementes. Bata no liquidificador os tomates com as pimentas e o suco de limão. Transfira para uma panela, e no fogo baixo ferva até os tomates ficarem vermelho escuro, junte o vinagre, o sal e o açúcar. Cozinhe até o molho engrossar. Prove, se quiser acrescente um pouco mais de sal.

Para fazer uma conserva – encha quase até a borda com o molho em um ou mais vidros de conserva, desses com a tampa que lacram com um anel de borracha. Transfira os vidros para uma panela bem grande com um pano de prato no fundo para que fiquem estáveis. Encha a panela com água até a altura do bocal dos vidros. Aqueça a panela no fogo baixo por aproximadamente uma hora. A água vai ferver e o calor faz vácuo dentro dos vidros com o ketchup, deixando-os bem lacrados. Guarde-os na geladeira.

Sirva o ketchup com folhas frescas de manjericão


Fotos

  • Foto