www.cozinhadamarcia.com.br

Faça uma lasanha com o molho italiano original, com o tempero bem perfumado e com a massa no ponto certo

INGREDIENTES

Para o molho ragu
450 g de carne moída - utilizei patinho
4 colheres de sopa de azeite
1 / 2 cebola picadinha
1 cenoura pequena descascada e cortada em cubos
3 tomates tipo italiano bem maduros
1 xícara de molho de tomate sem tempero (passata)
1 / 4 de xícara de vinho branco - usei um vinho branco com uvas pinot grigio, pode-se usar outros desde que não seja um vinho doce
1 / 4 de colher de chá de canela
1 / 4 de colher de chá de sal
1 / 2 colher de chá pimenta do reino moída
1 cenoura pequena descascada e cortada em cubos
1 / 2 xícara de água

Molho branco
1 / 2 litro de leite
2 dentes de alho grandes amassados
1 colher de chá de folhas de alecrim
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo

4 a 6 folhas de massa crua ou pré-cozida para lasanha
3 colheres de azeite

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

1 refratário retangular


MODO DE PREPARO

A lasanha é um prato italiano formado por duas ou três camadas de massa intercaladas com um ou dois tipos de recheios ou molhos.

O tempo de preparar a lasanha dessa receita é de mais ou menos 40 minutos, que é o leva para se fazer os molhos e arrumar as suas camadas em um refratário. E a lasanha assa em aproximadamente meia hora. Primeiro aqueça o leite com os dentes de alho amassados e as folhas de alecrim. Desligue o fogo assim que ferver.

Aqueça o azeite em uma caçarola, junte a cebola picada e, assim que estiver transparente junte a carne moída. Misture a carne com a cebola e o azeite da panela; assim que a carne começar a cozinhar, acrescente os tomates descascados, o vinho, os pedacinhos de cebola, o molho de tomate e tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e cozinhe no fogo baixo por dez minutos, acrescente a água, misture bem e cozinhe por mais meia hora.

Aqueça a manteiga em uma caçarola, assim que derreter junte a farinha de trigo, misture bem até começar a ferver. Junte o leite aos poucos, sempre dissolvendo bem o creme da panela. Sem parar de mexer, acrescente o leite e misture até obter um creme levemente grosso, em geral assim que o creme ferve ele já está com a espessura correta. O molho branco deve ficar bem liquefeito, nada parecido com um mingau.

Espalhe três colheres de sopa de azeite no fundo de um refratário retangular, cubra com três conchas de molho branco, espalhe uma camada de molho de carne sobre o molho branco. Cubra essa camada com duas ou três folhas de massa de lasanha, espalhe nova camada de molho branco até cobrir bem as bordas da massa. Espalhe uma camada grossa de molho de carne por cima. Nova camada de massa, de molho branco e de molho de carne e polvilhe com o queijo ralado. Asse por meia hora, até a massa ficar macia.


Olha o truque

Não se preocupe em cobrir toda a superfície do refratário com a massa, o molho branco e o molho ragu irão encharcá-la durante o cozimento e a lasanha ela irá ocupar o recipiente inteiro.

Fotos

  • Foto