www.cozinhadamarcia.com.br

O segredo das maçãs é que elas cozinham no seu próprio açúcar. Veja mais receitas com frutas

INGREDIENTES

Para 4 porções
4 maçãs vermelhas
4 colheres de sopa de iogurte ou coalhada
4 colheres de chá de mel


MODO DE PREPARO

Lá vou eu de novo repetindo as vantagens da minha pequena chapa de ferro fundido, mas não tem nada melhor quando se quer uma receita que engorde pouco, e que tenha um sabor doce concentrado e sem exageros.

As chapas de ferro servem para fazer de conta que se tem um fogão lenha em casa. Funciona assim, primeiro aquece-se a chapa no fogo bem baixo, em geral deixo que esquente por uns vinte minutos. Parece muito tempo, mas não é. A chapa no fogo baixo demora até atingir uma temperatura bem alta, mas também não queima os alimentos quando os deixamos sobre elas.

Assim que a chapa estiver quente, arrume na chapa uma ou duas maçãs cortadas ao meio, com a casca para cima, demora um tempinho, principalmente se o fogo estiver realmente bem baixinho.

A medida em que as metades das maçãs aquecem, os açúcares se concentram e o sabor fica mais intenso. Quando a parte da polpa estiver dourada, vire-as e aguarde as cascas ficarem marcadas pela grelha. Transfiram as metades de maçã para um prato previamente aquecido no forno. Coloque as outras metades de maçãs.

Sirva-as mornas com um fio de mel e um colher de sopa de iogurte ou coalhada.

Veja receitas de sorvetes e sorbets de frutas da Cozinha da Marcia


Fotos

  • Foto