www.cozinhadamarcia.com.br

Para fazer um merengue – que é o suspiro ainda cru, basta misturar açúcar, clara de ovo e um pouco de suco de limão, quer dizer de um ácido, o vinagre pode eventualmente substituí-lo. A partir daí existem algumas variações com usos gastrônomicos diferentes como o merengue francês – claras batidas com açúcar, ou o tipo italiano que é preparado com as claras batidas com uma calda de açúcar. Tem um outro modo no qual clara e açúcar são batidos juntos em banho-maria. O merengue italiano é mais consistente, dura mais tempo e tem um número maior de utilidades. Ele serve para cobrir um bloco levemente aromatizado com limão, é muito usado misturado com creme de leite batido ou com doce de leite para rechear bolos e carolinas também. E com morangos é uma sobremesa imbatível.

Veja sugestões de sobremesas da Cozinha da Marcia para servir com o merengue italiano

INGREDIENTES

Medidas para a receita da foto – 300 ml
1 clara em temperatura ambiente
1 / 4 de xícara de água
1 / 2 xícara de açúcar branco refinado
(não pode usar outros açúcares que não dá certo)
1 / 2 colher de chá de casca de limão taiti ralado
1 termômetro de calda


MODO DE PREPARO

O termômetro não é fundamental, mas ajuda muito. Se não tiver um, deixe a calda ferver por mais ou menos 5 minutos para ultrapassar os 100 graus Celsius.
Bata a clara com a casca de limão ralado em um recipiente de metal ou refratário enquanto a calda ferve. Pode bater bastante e com a batedeira em velocidade alta, para dobrar o volume. No começo parece que não vai dar certo por causa da pequena quantidade de clara. Mas ela incorpora ar rapidamente e cresce até o ponto de neve sem problemas.
Enquanto isso, a calda deverá estar começando a ferver, eu utilizei um termômetro de calda para medir a temperatura correta – quando a calda chega a 114 oC, entorne-a na clara com cuidado, aos poucos e sem parar de bater. Aumente ainda mais a velocidade da batedeira e siga batendo até o recipiente esfriar, demora em torno de dez minutos. É tempo suficiente para clara se transformar em um merengue cremoso e brilhante. Não pare de bater antes de estar em temperatura ambiente para a calda não soltar vapor d’agua e deixar o merengue babado.
O merengue pode ser guardado na geladeira coberto com filme plástico.