www.cozinhadamarcia.com.br

A receita a seguir é uma superdose de chocolate. Ela foi preparada só com chocolate e água faz muitos anos no Oxford Symposium on Food and Cookery para demonstrar uma tese: qualquer alimento que tenha uma determinada quantidade de gordura pode ser misturado com água e assim obtém-se uma emulsão, um creme bem untuoso e, se como no caso o ingrediente for o chocolate melhor ainda. A apresentação foi feita por Harold MacGee em conjunto com Heston Blumental.

Veja o blog de Harold McGee, o autor é conhecido por explicar como as reações químicas acontecem na cozinha, aumentando o conhecimento de cozinheiros experimentais e profissionais.

Heston Blumenthal – é o um chef inglês que ganhou estrelas pelo seu restaurante The Fat Duck, que no momento está em reformas, também é possível experimentar a sua comida em outro restaurante que ele coordena em um hotel em Londres.  Deem uma olhada no cardápio aqui.

INGREDIENTES

1 xícara de água
265 g de chocolate com mais de 60%
1 colher de chá de açúcar mascavo – pode acrescentar mais
Banho-maria gelado


MODO DE PREPARO

Aqueça os três ingredientes até o chocolate derreter e obter um líquido homogêneo. Olhe bem porque algumas vezes parece que o chocolate derreteu mas ficam pedacinhos bem pequenos.
Prepare um banho-maria gelado – coloque uma xícara de água em uma tigela – pode ser de metal ou refratária e acrescente umas seis pedras de gelo. Coloque outra tigela por cima, grande o suficiente para receber o chocolate derretido. Transfira o chocolate para a tigela sobre o gelo e espere alguns minutos para a mistura começar a esfriar.


www.cozinhadamarcia.com.br Bata com um batedor de arame ou com um desses batedores manuais como o da foto, em geral uso ele para fazer espuminha no leite. A partir de um certo momento o chocolate começa a engrossar, lembre-se que ainda irá engrossar até esfriar completamente e mais ainda na geladeira. Sirva puro ou se quiser com uma bola de sorvete ou uma geleia de laranja ou doce de cidra, por exemplo. Fica bom com um cálice de vinho xerez. Veja mais sobre o xerez aqui.


Olha o truque

A temperatura certa para derreter chocolate é morna: fogo baixo. O chocolate não gosta de calor por que as partículas de gordura que ficam suspensas e o deixam untuoso cozinham e viram minúsculas pedrinhas.

Fotos

  • Foto
  • Foto