www.cozinhadamarcia.com.br

A receita é deliciosa, simples, sem glúten, com um pouquinho de queijo prato ralado e sem gordura, só tenho elogios. Ficou pronta em quinze minutos, e como deve ser servida quentinha para ficar puxa-puxa, a receita é de pão de queijo modificada, em meia-hora tinha sumido! Sirva como pãozinho, como uma panqueca aberta ou no lugar de arroz com legumes e uma carne grelhada.

INGREDIENTES

Para 3 unidades com 20 cm de diâmetro

1 xícara de polvilho azedo
1 / 2 xícara de queijo prato ralado – pode usar qualquer queijo duro, meia cura, parmesão
1 / 2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento
1 ovo
150 ml de leite
1 / 2 colher de chá de óleo de canola
1 frigideira antiaderente

Atenção – a mesma recita pode ser preparada com 3 / 4 de xícara de polvilho azedo e 1 / 4 de farinha de arroz


MODO DE PREPARO

Misture o fermento com o polvilho, o sal, o queijo ralado. Desmanche o ovo no leite, e despeje lentamente na mistura de polvilho. Mexa sem parar até a mistura ficar homogênea.

Aqueça uma frigideira com algumas gotas de óleo, espalhe o óleo com um papel de cozinha para deixar uma camada bem fina – não use um pincel que a camada não fica nem tão fina nem tão uniforme.

www.cozinhadamarcia.com.brEspalhe aproximadamente uma xícara de massa, pode ser um pouco menos, no fundo da frigideira com o auxílio de uma concha. A massa vai crescer e secar na parte de baixo. Vire a massa quando soltar do fundo da frigideira. Espere dourar, retire da frigideira e guarde no forno quente enquanto faz as outras panquecas.

Veja mais receitas de panquecas da Cozinha da Marcia, tem de arroz, receita francesa, pancake americana e de batatas.


Olha o truque

Panquecas podem substituir qualquer tipo de massa em uma refeição e tem a vantagem de poderem ser preparadas com antecedência, e até na véspera. Na hora de servir, é só aquecer em uma frigideira antiaderente. Não precisam ser enroladas e cobertas de molhos, que engordam, e podem ser acompanhadas de legumes e verduras refogadas ou com carnes com um pouco de molho ou grelhadas. Na foto, aspargos grelhados e molho de rúcula e iogurte, com um pouco de sal e limão – tudo batido no liquidificador.

Fotos

  • Foto
  • Foto