www.cozinhadamarcia.com.br

A massa é preparada na véspera só com uma misturadinha, em seguida esse pão é assado em uma panela tampada previamente muito aquecida no forno. Fica pronto em 40 minutos. O resultado é um pão rústico delicioso

INGREDIENTES

Para um pão com 22 cm de diâmetro
3 xícaras de farinha de trigo comum
1 e 1 / 4 de colher de chá de sal
1 / 2 colher de chá de fermento biológico desidratado
1 e 1 / 2 xícaras de água filtrada (ou mineral)
1 colher de sopa de aveia ou linhaça ou germe de trigo ou gergelim – você escolhe
Óleo para pincelar a forma


MODO DE PREPARO

Não é sempre que eu uso água mineral, acho que a água filtrada pode ser usada sem problemas.
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture até uni-lo, sem se preocupar em obter uma massa uniforme. Cubra com um pano. O pão deve ser preparado doze horas depois.

Aqueça o forno a 250o C por 20 minutos com a panela e a tampa onde vai assar o pão. Para facilitar coloque a panela e a tampa lado a lado. Usei uma panela de barro dessas pretas de fazer moqueca com tampa. Mas pode-se usar também uma panela de ferro esmaltada.

Retire a panela do forno, pincele com muito pouco óleo, transfira a massa para a panela. Utilize uma espátula para ajudar. Polvilhe com um pouco do grão escolhido. Tampe e coloque no forno. Após 20 minutos abra a tampa. Deixe no forno até dourar. Pronto.

Veja aqui a receita do pão de farinha integral assada na panela.

Já viu o Fichário de Receitas da Cozinha da Marcia? Receitas fáceis e caderno para anotar as suas receitas!


Para ver algumas recomendações de panelas, clique aqui


Olha o truque

Vai fazer pão caseiro? Ou você assa diversos pães enchendo o forno para aproveitar o gás ou você assa um pão e uma lasanha ou massas e pratos com molho branco ao mesmo tempo. Apesar do pão precisar de uma temperatura mais alta do que as massas com molho essa diferença de temperatura pode ser compensada com um pouco mais de água ou líquido no refratário.


Fotos

  • Foto
  • Foto
  • Foto