www.cozinhadamarcia.com.br

A massa é fina, muito parecida com a de uma pizza, e ainda por cima pode ser aberta em uma assadeira retangular o que permite uma variedade enorme de coberturas

INGREDIENTES

1 e 1 / 4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico
3 ovos
2 colheres de sopa de leite morno
2 e 1 / 2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
4 filés de anchova em conserva
1 cebola pequena
2 galhos de alecrim


MODO DE PREPARO

Misture a farinha com o fermento com o sal. Acrescente os ovos misturados, o leite morno e o azeite. Mexa a massa até obter uma mistura homogênea. Descanse a massa por uma hora em um lugar protegido.

Abra a massa em uma assadeira retangular. Como ela é muito elástica, estique-a com a mão em direções opostas, como um tecido, termine de esticá-la já assadeira.

Arrume os filés de anchova cortados ao meio no comprimento. Espalhe por cima a cebola cortada em anéis finos. Asse o pão no forno alto por aproximadamente por 20 minutos. Só para garantir que o pão irá assar dos dois lados por igual, abra o forno após dez minutos e gire a forma.

Observação – o pão não cresce muito devido à pequena quantidade de fermento.
Sirva com azeite e sal grosso.

A massa pode ser coberta com uma infinidade de variações: azeitonas, lascas de pimentão vermelho, tomates secos, tomates cereja, salsa e depois de sair do forno, espalhe azeite por cima, sal grosso, pimenta do reino e até pedacinhos de ricota.


Olha o truque

Na hora de comprar o filé de anchovas em conserva nos supermercados, eles também podem ser chamados de filés de enchovas, quer dizer o mesmo peixe, que são da família dos arenques.

Fotos

  • Foto