www.cozinhadamarcia.com.br

Essa receita e a do pão branco ficam realmente gostosas, a massa molhada na medida certa porque assa tampada com aproximadamente 70% de umidade que é semelhante a um forno industrial e por isso fica com uma casa bem crocante

Veja mais receitas fáceis no Fichário de Receitas da Cozinha da Marcia

 

INGREDIENTES

Para um pão com 22 cm de diâmetro
2 e 1 / 3 de xícara de farinha de trigo integral
2 / 3 de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 / 4 de colher de chá de sementes de erva doce ou de anis
1 / 2 colher chá de fermento biológico
2 xícaras de água
Óleo para pincelar a panela só para o pão não grudar


MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes até obter uma massa, ela vai ficar bem líquida. Não se preocupe que a medida que cresce ela a água será absorvida. No dia seguinte, após 12 horas ou mais, aqueça o forno a 250 oC por aproximadamente 20 minutos, aqueça a panela e a tampa junto com o forno.

Retire a panela do forno, pincele com muito pouco óleo, cuidado que é para a massa do pão não fritar e queimar a parte de baixo. Transfira a massa para a panela, dê uma ajeitadinha e em seguida polvilhe com um pouco de farinha por cima. Asse por 20 minutos com a panela tampada e mais aproximadamente 15 minutos sem a tampa até dourar.

Preste atenção: a panela não pode ter tampa com puxador ou cabo de plástico ou qualquer material semelhante. Precisa ser uma panela de ferro esmaltada ou uma panela de barro dessas pretas de fazer moqueca.


Fotos

  • Foto