www.cozinhadamarcia.com.br

Encare o desafio de fazer os papos de anjo de acordo com a tradição ou, se preferir, prepare-os como delicados sufles e faça a festa!

INGREDIENTES

4 ovos
4 colheres de sopa | 60 g de açúcar
4 colheres de sopa | 30g de farinha de trigo

2 xícaras | 500 m de água
1 xícara | 200 g de açúcar
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira ou de sementes de erva-doce

Manteiga para untar as forminhas
1 colher | 15 g de farinha de trigo para untar as forminhas


MODO DE PREPARO

Bata as claras em neve e, sem parar de bater, acrescente uma gema de cada vez. Junte o açúcar ao poucos. Misture a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Atenção – é importante bater a mistura de ovos por aproximadamente 15 minutos antes de acrescentar a farinha para que os bolinhos não murchem no forno.

Distribua a massa em forminhas com tres centímetros de diâmetro, já untadas e levemente polvilhadas com farinha de trigo. Encha apenas até a metade da altura. Asse no forno baixo previamente aquecido a 200° C, até a massa secar. Não deixe que escureçam. O tempo deve ser de aproximadamente 15 minutos.


Dissolva o açúcar na água e cozinhe até ferver. Abaixe o fogo. Acrescente a água de flor ou as sementes de erva-doce.

Retire os bolinhos da forma ainda mornos, fure-os duas ou tres vezes com um palito e passe-os rapidamente na calda fervendo baixinho. É vapt-vupt para os papos de anjo não desmancharem com o peso da calda. Delicadamente, transfira-os para uma compoteira com o auxílio ou de uma espátula ou de uma escumadeira.

Ferva a calda mais um pouco até engrossar. Despeje por cima dos papos de anjo para que fiquem boiando na calda e não amassem uns aos outros. Guarde na geladeira depois de completamente frios.

Para quem não quiser arriscar, os papos de anjo podem ser preparados como pudins individuais que, depois de assados são molhados com a calda de açúcar ainda nas formas onde assaram. Depois, é só transferr para o prato onde for servir. Na foto, eu servi com um pouco de marmelada de laranja para cortar o excesso de açúcar. Mas, não é necessário.

Para saber mais sobre o papo de anjo, clique aqui.


Fotos

  • Foto
  • Foto
  • Foto