Sorvete quando preparado sem bater até congelar ganha um nome lindo em francês – chama-se parfait, perfeito, e é mesmo. Mistura untuosa que desce macia carregando o gosto do chocolate pela língua

Mais receitas com chocolate da Cozinha da Marcia

INGREDIENTES

Para aproximadamente 750 ml – uma embalagem de sorvete reciclada ou um recipiente de plástico

4 ovos
1 xícara de leite integral
1 xícara de creme de leite
1 xícara de açúcar
200 g de chocolate meio amargo
1 / 4 de colher de chá de sal
1 cálice – 60 ml de Cointreau


MODO DE PREPARO

A ideia geral da receita: Prepara-se um creme levemente engrossado que vai ao congelador por 12 horas, isto é por uma noite. Para dar certo é seguir as etapas a seguir.

Derreta o chocolate no banho-maria ou no forno de micro-ondas. Mexa bem para dissolver todos os pedacinhos e ao fina acrescente duas ou tres colheres de sopa de leite para deixar o chocolate mais líquido.

Separe as claras das gemas. Em uma panela fora do fogo desmanche as gemas com o açúcar e o Cointreau, quando o creme começar a clarear junte o leite e, sem parar de mexer, cozinhe o creme no banho-maria até engrossar. O creme não precisa ferver. Para saber o ponto certo mergulhe uma colher no creme, levante e passe o dedo nas costas da colher, se abrir um caminho está pronto. Também não é preciso ficar com a consistência de um mingau.

Bata as claras em neve, junte o creme de leite, o chocolate derretido, o creme de ovos e o Cointreau. Bata para misturar bem e transfira para uma embalagem plástica com tampa. Guarde por 12 horas, uma noite, no freezer antes de servir.


Fotos

  • Foto