www.cozinhadamarcia.com.br

A receita é antiga, a massa muito delicada, é levemente fermentada com iogurte, ferfeita para fazer pasteizinhos bem delicados. Experimente recheio saborosos que combinem com o requeijão , pode ser o presunto mas também uma lasquinha de bacalhau, queijo gorgonzola ou abobrinha.

INGREDIENTES

Para a massa
2 xícaras de farinha de trigo
200 g de manteiga sem sal bem gelada
1 xícara de iogurte integral
Para pincelar:
1 gema
1 colher de sopa de água

Para o recheio
1 / 2 colher de chá de requeijão por pastel
150 g de presunto defumado ou de presunto cru

Para a versão vegetarian a Cozinha da Marcia recomenda um recheio de abobrinha


MODO DE PREPARO

Turbine a manteiga cortada em pedaços, a farinha e o sal no processador de alimentos. Pulse algumas vezes para obter uma farinha grossa, junte a gema e o iogurte, turbine até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha de trigo e estique e enrole a massa aproximadamente dez vezes. Guarde-a coberta na geladeira por uma noite. A massa pode ficar alguns dias na geladeira antes de ser usada.

Um pouco antes de fazer os pasteis retire a massa da geladeira para amolecer um pouco. Abra-a com um rolo e corte em círculos com cinco centímetros de diâmetro, antigamente as avós utilizavam um cálice ou uma xícara como cortador.

Arrume meia colher de chá de requeijão e uma lasquinha de presunto defumado em um dos lados da massa, um pedaço com um centímetro por dois centímetro aproximadamente, e dobre a massa para fechar o pastel. Aperte as bordas para fechar bem. Transfira os pasteizinhos para uma assadeira de alumínio, pincele com a gema dissolvida na água. Asse-os no forno médio previamente aquecido até dourarem, aproximadamente 20 minutos. Não deixe passar do ponto de dourado claro.


Olha o truque

Olho no tempo de forno: as massas de tortas pinceladas com gemas de ovos, mesmo quando usadas um pouco diluídas na água ou no leite, devem ser retiradas do forno assim que assarem, a cor correta é dourada clarinha. O sabor da gema queimada é amargo e estraga a comida.

Fotos

  • Foto
  • Foto