www.cozinhadamarcia.com.br

Prepare as coxas, as asas e sobrecoxas de um pato muito bem temperadas e sirva-as com uma farofa muito molhada que mistura vinho branco e passas. O acompanhamento são peras grelhadas. Essa é uma boa receita para ser preparada de véspera, pode ser servida em um almoço informal ou em um jantar mais formal. O peito – o magret – deve ser retirado para ser utilizado em outra receita

INGREDIENTES

Para 2 pessoas

1 pato com 2,6 Kg
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
2 xícaras de vinho branco tipo chardonnay
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
4 dentes de alho
1 limão cortado em 4 pedaços
1 colher de sopa de óleo de soja ou milho
1 xícara de água

Veja a receita da farofa de frutas secas

Veja a receita de peras


MODO DE PREPARO

Lave o pato com bastante água, seque-o bem e, com o auxílio de uma faca bem afiada, retire o peito inteiro. Corte rente ao osso começando pelas laterais em direção ao osso do centro. Guarde-o para prepará-lo como um rosbife.

Clique para saber como preparar o Magret de pato.

Corte o resto do pato em pedaços, esfregue-os com os pedaços de limão. Coloque os pedaços em um recipiente com tampa, tempere com o sal, um pouco da pimenta e uma xícara de vinho branco.

No dia seguinte ou pelo menos quatro horas depois, doure os pedaços do pato no óleo, com o fogo muito, mas muito, baixinho para derreter a gordura. A panela pode ficar parcialmente tampada para não engordurar o fogão. Descarte a gordura. Cozinhe os pedaços de pato, na mesma panela, com o resto do vinho, junte os dentes de alho inteiros, tempere com mais pimenta e acrescente o vinagre. Misture, raspando uma colher de pau no fundo da panela. Cozinhe no fogo bem baixo, juntando a água aos poucos até a carne ficar bem macia.

O tempero pode ser ajustado de acordo com o paladar de cada um, eu não gosto de sal, por isso sempre utilizo muito pouco e algumas vezes nem o utilizo. Prefiro colocar um saleiro com flor de sal à mesa para que cada um tempere como quiser.

A receita pode ser aumentada, dois patos para quatro a seis pessoas e assim por diante. Os magrets - os peitos dos patos - podem ser congelados.