www.cozinhadamarcia.com.br

Comprei um pernil muito pequeno e sem osso e resolvi prepará-lo de maneira bem tradicional. Não comemos mais carne de porco ­– caiu em desgraça devido a um excesso de gordura, não é saudável, olha o colesterol e um número de razões sem fim. Pois é, fiz o pernil e ficou delicioso. O molho ainda rendeu um tutu com um restinho de feijão preto.

INGREDIENTES

Para 4 a 6 porções

1 pernil sem osso, com 1,2 kg aproximadamente
3 dentes de alho espremidos
1 xícara de vinho branco
3 colheres de azeite
1 limão
1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
1 xícara de água
1 cebola


MODO DE PREPARO

Lave o pernil na água corrente e esfregue com uma das metades do limão. Prepare o tempero em um recipiente alto e apenas um pouco maior que o pernil, assim ele ficará quase submerso. Deixe o pernil tomar gosto de um dia para o outro, vire após algumas horas. Guarde-o na geladeira para a carne não estragar.

Forre uma assadeira com papel alumínio, coloque o pernil e o tempero. Asse no forno médio - 200o C, por uma hora. Junte uma xícara de água e asse por mais 45 minutos. Dê um pequeno corte na lateral para ver se já está cozido. Retire do forno e quando morno corte-o em fatias finas, arrume-as em um prato de servir.

Coloque a cebola, já cortada em anéis bem finos ou picadinha, em uma panela pequena, cozinhe no fogo baixo até amolecerem, acrescente todo o molho que sobrou na assadeira na panela. Acerte o sal. Quando ferver e a cebola absorver um pouco da cor do molho está pronto. Sirva a carne com o molho e fatias de limão.


Olha o truque

Assados bem cortados - Aguarde pelo menos quinze minutos antes de cortar assados grandes como pernil, cordeiro, rosbifes e aves como o peru para a carne, mais fria são mais fáceis de ser fatiados

Fotos

  • Foto
  • Foto